stress

Os líderes devem planear a mudança como um programa rotativo, juntamente com a criação de algumas questões de recuperação do stress, como a promoção de atividades sociais fora do horário de trabalho, 

comida saudável, exercício e relaxamento."

Hooper&Potter

O  Stress é   um indicador de gestão

O Stress Pessoal e Organizacional é um factor transversal à vida das Pessoas e das Organizações, e não reside apenas em contextos de crise e de mudança.

 

Sabemos hoje que o Stress é um dos elementos que mais contribui para criar toxicidade nas relações, tomadas de decisão, produtividade, inovação e desenvolvimento.

Saber identificar o Stress Pessoal e Profissional - in extremis, Burnout - as suas causas e dinâmicas, nem sempre é fácil, mas é sempre determinante para otimizar as sinergias e os recursos pessoais e organizacionais. 

 

A Gestão de Stress não tem como objetivo eliminar o Stress de forma permanente. Existir Stress na vida das Pessoas e das Organizações  é o padrão, não é uma ocorrência extraordinária de mentes menos esclarecidas ou menos preparadas.  O stress é um elemento inerente ao sistema Corporativo, tal como é um elemento dos sistemas físicos, como o vapor que sai da água a ferver.

Uma gestão eficiente do Stress não é aquela que ocorre quando o Stress transpira desorientado por todos os poros da dinâmica Organizacional.  Esta Gestão tem como crença subjacente que o stress é negativo e que se pode eliminar, e então encara o stress com a mesma eficiência de quem quer desesperadamente agarrar a água com as mãos.

 

Gerir o stress começa quando deixamos de o julgar como bom ou como mau. Quando o encaramos com a mesma naturalidade com que observamos e lidamos com o vapor de água. Gerir o Stress de forma proativa,  significa atribuir-lhe a mesma importância que se atribui a outros indicadores, nomeadamente aos financeiros na Gestão Organizacional.

E se as empresas tivessem um "Departamento do Stress" ou um "Orçamento do Stress" envolvido nas decisões estratégicas e operacionais ?

A Gestão do Stress está Contemplada no Orçamento
Estratégico?

A  Gestão do Stress está na dinâmica organizacional como o airbag está num automóvel.


Negligenciar a gestão proativa do Stress a nível organizacional, é como não ter um airbag porque acreditamos que, no momento do choque, o condutor consegue controlar o movimento do corpo e evitar a colisão rápida e mortal com o volante.

People are our business

2019, UQ35

Lisboa, Portugal