stress
Os líderes devem planear a mudança como um programa rotativo, juntamente com a criação de algumas questões de recuperação do stress, como a promoção de atividades sociais fora do horário de trabalho,
comida saudável, exercício e relaxamento."
Hooper&Potter
O Stress é um indicador de gestão
O Stress Pessoal e Organizacional é um factor transversal à vida das Pessoas e das Organizações, e não reside apenas em contextos de crise e de mudança.
Sabemos hoje que o Stress é um dos elementos que mais contribui para criar toxicidade nas relações, tomadas de decisão, produtividade, inovação e desenvolvimento.
Saber identificar o Stress Pessoal e Profissional - in extremis, Burnout - as suas causas e dinâmicas, nem sempre é fácil, mas é sempre determinante para otimizar as sinergias e os recursos pessoais e organizacionais.
A Gestão de Stress não tem como objetivo eliminar o Stress de forma permanente. Existir Stress na vida das Pessoas e das Organizações é o padrão, não é uma ocorrência extraordinária de mentes menos esclarecidas ou menos preparadas. O stress é um elemento inerente ao sistema Corporativo, tal como é um elemento dos sistemas físicos, como o vapor que sai da água a ferver.
Uma gestão eficiente do Stress não é aquela que ocorre quando o Stress transpira desorientado por todos os poros da dinâmica Organizacional. Esta Gestão tem como crença subjacente que o stress é negativo e que se pode eliminar, e então encara o stress com a mesma eficiência de quem quer desesperadamente agarrar a água com as mãos.
Gerir o stress começa quando deixamos de o julgar como bom ou como mau. Quando o encaramos com a mesma naturalidade com que observamos e lidamos com o vapor de água. Gerir o Stress de forma proativa, significa atribuir-lhe a mesma importância que se atribui a outros indicadores, nomeadamente aos financeiros na Gestão Organizacional.
E se as empresas tivessem um "Departamento do Stress" ou um "Orçamento do Stress" envolvido nas decisões estratégicas e operacionais ?
A Gestão do Stress está Contemplada no Orçamento
Estratégico?
A Gestão do Stress está na dinâmica organizacional como o airbag está num automóvel.
Negligenciar a gestão proativa do Stress a nível organizacional, é como não ter um airbag porque acreditamos que, no momento do choque, o condutor consegue controlar o movimento do corpo e evitar a colisão rápida e mortal com o volante.