mais corporação

"O trabalho em equipa torna-se cada vez mais importante à medida que se sobe na hierarquia de uma organização."

Katzenbach 

Mais Corporação é uma intervenção que tem como objetivo otimizar a cultura e sub-culturas da Organização como suporte à estratégia de negócio. Sim, a avaliação da eficácia faz parte da intervenção de Mentoring e  as variáveis a avaliar são acordadas com o Cliente e integradas com os objetivos definidos.  

 

A Cultura Organizacional é o Inconsciente Corporativo, compreende a Visão, Missão, Identidade Corporativa e todo o conjunto de valores e hábitos organizativos e espaciais.

 

Metodologias de tomada de decisão, gestão de tempo, pontualidade, gestão de prioridades, protocolo de relacionamento entre pares e hierarquias, delegação de tarefas e responsabilidades, organograma, avaliação de desempenho, gestão de carreiras, organização do espaço... são algumas das partes visíveis de um sistema mais amplo e imbricado a que se denomina de Cultura Organizacional.

 

É a Cultura Organizacional que faz com que as coisas sejam como são. E são como são porque sempre foram assim, portanto, inquestionáveis. São estas partes inquestionáveis da Cultura Organizacional as estruturas que facilitam ou impedem a inovação e a mobilidade dos Sistemas Organizacionais.

 

Para que ocorram alterações numa das partes da Cultura Organizacional, é necessário proceder a uma integração dessa alteração no sistema e, para que tal aconteça é necessário uma metodologia específica de intervenção. Por exemplo, dificilmente se conseguem alterações a nível da gestão de tempo apenas com intervenções de carácter formativo. É necessário intervir noutros campos organizacionais para tornar possíveis mudanças nesta área.  Não existe uma metodologia única para efetuar esta otimização ao nível da gestão de Tempo, nem Inter-Organizações, nem sequer na mesma Organização.

 

As dinâmicas da organização, da estratégia  e do contexto em que se insere a Organização não é estanque, mas está em constante mudança. Há portanto que fazer o diagnóstico para definir qual a melhor estratégia para se atingir os objetivos de mudança de Gestão de Tempo.

 

Este raciocínio aplica-se a outras áreas de mudança tão necessárias às Organizações de hoje, como a delegação de responsabilidades, autonomia, rapidez na tomada de decisão, simplificação de processos e introdução de novas tecnologias.

É a sua organização
uma corporação?


Corporação (do latim corporis e actio, corpo e ação), é um grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando a consecução de objetivos em comum.

Mudar não significa apenas atingir o difícil desafio que é saber para Onde. É necessário também definir o Como.

 

E o como é de que forma vamos colocar a Cultura Organizacional a favor desta mudança que nos permitirá manter ou aumentar a quota de Mercado, manter ou aumentar a  rentabilidade...?

A Cultura Organizacional é o inconsciente da Corporação. Uma eficiente Cultura Organizacional garante o funcionamento do sistema e deixa tempo para que a liderança se ocupe da inovação.

Estará a Cultura Organizacional da sua Corporação alinhada com a Estratégia?

People are our business

2019, UQ35

Lisboa, Portugal