Artigo

PNL, o que é?

PNL é uma ciência comportamental baseada num conjunto de metodologias e técnicas específicas.

Foi fundada em 1976 por Richard Bandler (Matemático e Terapeuta Gestalt) e John Grinder (Línguista). Recentemente, John Grinder reconheceu ainda Frank Pucelik como um co-criador.

 

Definida como o estudo das estruturas das experiências subjectivas, a PNL estuda os Modelos ou "Programas" criados pela interação entre o Cérebro ("Neuro"), a Linguagem (linguística) e o Corpo,  subjacentes ao comportamento humano, assim como a intervenção na modificação destes modelos inconscientes, por forma a atingir uma mudança breve mas efetiva de comportamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo a PNL, é esta interação que produz ambos os comportamentos: os eficientes e os ineficientes. É também responsável pelos processos subjacentes à excelência do Desempenho Humano e às Patologias.​

Grande parte das técnicas da PNL derivam da observação de modelos de excelência, desempenhados por especialistas nas mais diversas áreas profissionais, nomeadamente psicoterapia, negócios, hipnose, advocacia e educação.

 

Os avanços na Linguística, Informática e sobretudo nas Neuro-ciências têm contribuído para uma observação mais analítica e com resultados de intervenção mais efectivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixo-vos aqui o link para a Enciclopédia de PNL, [http://nlpuniversitypress.com/], desenvolvida sob a Coordenação de Robert Dilts, onde poderão descobrir mais sobre esta temática, suas metodologias e técnicas.

 

Todavia, a genuína compreensão da PNL e do seu impacto na mudança célere no comportamento humano, só se compreende experienciando.

Ana Afonso

​sr consultant UQ35

People are our business

2019, UQ35

Lisboa, Portugal