mais alegria

"Qualidade é sistema mais paixão."

Tom Peters

Emoção, sentimento e regulação biológica, 

desempenham um papel na razão humana. As ordens de nível inferior do nosso organismo fazem parte do mesmo circuito que assegura o nível superior da razão."

António Damásio

Mais Alegria, é uma intervenção de gestão da motivação (inspirada pela filosofia e pela ciência) na sua Organização ou grupo de trabalho.

 

Tem como objetivo dotar as pessoas e a Organização de ferramentas que lhes possibilitem ganhar autonomia na gestão da 'potência de agir' - estados emocionais que geram flexibilidade, amabilidade, determinação, organização e criatividade.

e

  o   seu    grupo de trabalho,
é   movido 
pela   tristeza
ou pela   alegria?

Parece existir uma incompatibilidade entre emoção e eficácia corporativa.

 

Desde cedo o protocolo das relações e dos procedimentos, o semblante sério e carregado, o cinzento dos uniformes, a ordem e a imunidade dos corpos e dos espaços, têm constituído barreiras que se têm provado ineficazes face ao império das Emoções na vida Organizacional.

 

Hoje, além de sabermos pela nossa própria experiência, também o sabemos pelos estudos científicos que, razão e emoção são eternas companheiras, tal como um objeto e a sua respetiva sombra, tal como o movimento se faz de uma dança entre espaço e  tempo.

 

Antes dos neuro-cientistas, já os filósofos nos ensinava sobre as emoções e, de entre eles, talvez aqueles a que possamos ir buscar mais aplicabilidade organizacional será a Platão, Aristóteles e Espinoza.

 

É a emoção que nos anima quando estamos leves, energéticos, ágeis, flexíveis, criativos, amorosos, simpáticos, sorridentes. É a emoção que nos anima quando envolvidos na realização de uma tarefa fora do tempo, isto é, quando nos esquecemos que existe tempo ou há quanto tempo estamos envolvidos.

 

Estados de desanimo e depressão, mas também de ira estão noutro grupo. O corpo torna-se pesado, o movimento e a concentração difícil e o tempo acompanha este ritmo. A concretização é comandada pelo tem que...pelo dever imperativo do fazer e é realizada com muito esforço. A gestão de prioridades é determinada pela vontade, 'potência de agir' que se tem esperança de ser maior depois de um cigarro, de um café ou de uma noite de sono. É quando se olha insistentemente para o relógio à espera ansiosamente que chegue o final do dia ou da semana.

Índice da Alegria

O índice da Alegria é uma ferramenta simples mas bastante interessante para medir o nível de motivação dos Recursos Humanos.

As vantagens de utilização tem a ver com os resultados obtidos e com a métrica de alegria do grupo a cada momento, mas também com a reflexão e consciência por parte de quem o preenche, originando assim no seu preenchimento um aumento da "potência de agir".

People are our business

2019, UQ35

Lisboa, Portugal